CURSO DE CAPACITAÇÃO em APH

Atendimento Pré-hospitalar 220 horas.

Referência Portaria GM 2048 do Ministério da Saúde.

INÍCIO: 02 de Outubro, de segunda a sexta das 19:00h ás 22:30

Introdução Programa e atividade de integração Pré e Pós-teste. Trabalho em equipe

Salvamento terrestre; Salvamento em alturas; Salvamento aquático; Materiais e equipamentos Conhecimento e habilidade psicomotora para realização de salvamento terrestre, aquático e em alturas.

Sistema de saúde local e serviços relacionados. Apresentação da rede hierarquizada dos serviços de saúde. Conhecer a organização do sistema de saúde local de acordo com a hierarquia dos serviços

Serviço Pré Hospitalar Móvel Histórico do serviço pré-hospitalar móvel. Perfil profissional; Apresentação do serviço de atendimento pré-hospitalar (APH) móvel de sua cidade Apresentação da Portaria GM/MS nº 2048 de 5 de novembro de 2002 – Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência Conceitos de ética médica ligada ao APH Trabalho em equipe.

Conhecer os conceitos da Portaria e as competências dos profissionais da área de segurança, bombeiros.

Central de Regulação e Equipamentos Manejo de equipamentos da central de urgência (rádios), veículos e materiais utilizados no APH móvel, rotinas operacionais. Manuseio do sistema de rádio e técnicas de comunicação.

Anatomia e Fisiologia Anatomia topográfica: regiões anatômicas e noções gerais de anatomia topográfica. Aparelhos e sistemas: anatomia e fisiologia dos aparelhos e sistemas do corpo humano: em especial esquelético, cardíaco, respiratório.
Conhecimento das principais divisões anatômicas, regiões anatômicas, e noções de anatomia topográfica. Conhecimento dos aspectos morfológicos e fisiológicos dos diversos aparelhos para formulação de correlação anátomo-clínica

Cinemática do Trauma Exame da cena e mecanismos de lesões. Conhecer a importância do exame da cena do acidente para identificar sinais de gravidade. Saber correlacionar a cenas com os mecanismos de lesões.

Abordagem do paciente. Abordagem Primária e secundária de uma Vítima; técnicas relativas à avaliação de sinais vitais de vítimas: pressão arterial, frequência respiratória e de pulso, temperatura e outros. Escala de coma de Glasgow e escala de trauma revisado ou escala de trauma utilizada pelo serviço local.

Realizar a abordagem primária e secundária para reconhecer sinais de gravidade em situações que ameaçam a vida de forma imediata e as lesões dos diversos segmentos. Saber utilizar a escala de Glasgow e de trauma.

Manejo de Vias Aéreas/Ressuscitação Cardiopulmonar Obstrução de Vias Aéreas. Desobstrução de Vias Aéreas. Sinais e Sintomas de parada respiratória e cardíaca. Técnicas de reanimação cardiopulmonar em adulto e criança.

Materiais e equipamentos utilizados em parada cardiorrespiratória. Materiais e Equipamentos utilizados em oxigênio terapia.

Biossegurança.
Conhecer as principais doenças transmissíveis.
Conhecer normas de biossegurança, materiais e métodos de controle de infecções. Reconhecer e manejar obstrução de vias aéreas;
Realizar oxigênioterapia.
Conhecer equipamentos utilizados em parada cardiorrespiratória. Estar habilitado para técnicas de RCP Utilizar técnicas e métodos de controle de infecções.

Ferimentos / hemorragia / Bandagem / Choque Tipos de ferimentos; hemorragia; choque, principalmente choque hipovolêmico; Curativos e Bandagens; Técnicas de Suporte Básico de Vida para o tratamento do choque hipovolêmico. Reconhecer os diversos tipos de ferimentos, hemorragias, choque hipovolêmico;

Possuir habilidades psicomotoras relativas às aplicações de técnicas de curativos e bandagens com controle de hemorragias e suporte básico nos casos de choque hipovolêmico.

Trauma músculo-esquelético e imobilizações.
Trauma Músculo Esqueléticos e seus sinais e sintomas.
Técnicas relativas à imobilização de extremidades lesadas. Materiais e equipamentos utilizados para a imobilização de extremidades lesadas.
Reconhecer os diversos tipos de trauma músculo-esquelético Executar técnicas de imobilização de extremidades lesadas com equipamentos adequados.

Traumatismos específicos Traumatismo Cranioencefálico Traumatismo Raquimedular Trauma Torácico e Abdominal Trauma de Face Conhecer as peculiaridades e prestar o atendimento inicial nos diversos traumatismos específicos
Trauma na Criança e na Gestante Agravos por eletricidade
Queimaduras

Remoção de vítima Materiais e equipamentos utilizados para a remoção de vítimas de acidentes. Técnicas de remoção de vítimas de acidentes: rolamento, elevações, retirada de veículos, transporte com ou sem a utilização de materiais e equipamentos. Técnicas relativas à remoção de vítimas de acidentes aquáticos e em altura com especial cuidado à coluna vertebral. Saber utilizar materiais e equipamentos para remoção de vítimas de acidentes nas diversas situações encontradas.

Assistência ao Parto e Cuidados com o Recém Nascido Trabalho de Parto – período expulsivo Cuidado com o Recém-Nascido Possuir habilidades psicomotoras relativas ao atendimento ao parto normal e cuidados com o recém-nascido

Intervenção em crises e atendimentos de pacientes especiais Reconhecimento e Intervenção em situação de crise.
Conhecer as peculiaridades e prestar o atendimento inicial nessas situações

Afogamento Fisiologia e técnicas de abordagem. Peculiaridades no atendimento.
Conhecer as peculiaridades e prestar o atendimento inicial.

Intoxicação Exógena Reconhecimento e peculiaridades no atendimento inicial.
Conhecer as peculiaridades e prestar o atendimento inicial.
Emergências Clínicas Peculiaridades e Atendimento inicial de emergências clinicas mais frequentes.

Conhecer as peculiaridades e prestar o atendimento inicial

Acidentes com múltiplas Vítimas e Catástrofes Conceito Princípios de Controle da Cena Triagem, tratamento e transporte. Saber manejar situações de acidentes com múltiplas vítimas.

Acidentes com produtos perigosos Conceitos/Legislação Princípios de atendimento.

Prestar o atendimento inicial de maneira adequada garantindo a segurança da equipe e das vítimas.

Estágios hospitalares Rotinas de atendimento de pronto socorro; maternidade. Conhecer fluxo de atendimento dos hospitais da rede hierarquizada bem como presenciar atendimento das emergências. 12h

Estágios em Ambulâncias Vivência prática de atendimento Familiarização com a rotina de serviço e participar de atendimento de vítimas em situações reais 24h

Avaliação teórica e pratica do curso Provas escritas e práticas de avaliação de conhecimento.
Demonstrar conhecimentos adquiridos

Carga horaria: 220h (duzentas e vinte horas).
Professores: Mestres e Especialista atuantes nos serviços de Prevenção, Emergência e RESGATE nas mais conceituadas instituições de São Paulo.

Instrutores:
Daniel Jobim,
Graduado enfermeiro em 2000.
Pós Graduado em Atendimento Pré Hospitalar
Pós graduado em UTI
Experiência em:
APH rodoviário
UTI hospitalar
Pronto Socorro Adulto e infantil
Transporte Aeromédico (asa fixa e asa rotativa).
Docente da Graduação e Pós graduação de 2 universidades.
Implantação do Serviço Móvel de Urgência Pré Hospitalar de Luanda-Angola
Gestor da educação permanente do Grupo BEM.
Cursos:
PHTLS
ACLS
Salvamento em altura (técnicas verticais).
Salvamento Aquático.
Transporte aeromédico.

Jaqueline Costa: Enfermeira pela FASM há 13 anos, especialista pela UniFMU 2006, experiência de 7 anos em pronto Socorro adultos e infantil, 4 anos de Suporte avançado e intermediário no GRAU, E 15 anos de SAMU com SBV e Intermediário , 4 anos de pronto socorro adultos e infantil como auxiliar de enfermagem, e pós graduação em docência em ciências da saúdecursos de BLS, ACLS, PHTLS

Fabio Barros: Técnico em Enfermagem
Técnico em Segurança do trabalho
Técnico em Emergências Medicas pela NAEMT – EUA (First responder)
PHTLS, ACLS, BLS – EmmE (Argentina)
Instrutor para serviços de Emergências – NFPA
Mergulhador de resgate – Exército Brasileiro;
Especializado em Emergências antropogênicas e Resgates Tecnológicos, Bombeiro de Emergências para Tecnologias Avançadas – UFRJ, salvamento em alturas e estágio de montanha – EB, Resgate CRR – ENSEG, coordenador da divisão de ensino SAMU 2010,2011,2012. Primeiro profissional de segurança a implementar um programa de segurança e saúde para biologos de campo realizado na Amazônia o qual hj é utilizado mundialmente para esse tipo de atuação, especializado em QBRN (operações química, biológica, radiológica e nuclear) Tec. Em explosivos ( blaster operacional);
Instrutor TC3 (tactical Combat casualy Care) programa para resgate de combatente ferido nos módulos de Cara in the Fire, Case evac, MedEvac – NAEMT, Combat Medic – TEES ( tactical enter explosive eschool), membro Csar ( Combat Sarch André Rescue) como operador médico, coordenadoria de socorro e desastre DC Caxias 2009 a 2013, Secretário de DC de Valença 2015 a 2016, participante dos desastres da região serrana 2011, Petrópolis, Xerém, espírito santo2013, Pernambuco 2017, instrutor, consultor e palestrante.

Professor convidado na pós graduação Estácio de Sá para engenharia, Instituído dê macromoléculas (IMA) – UFRJ módulo de emergências químicas para mestrado e doutorado e Universidade Veiga de Almeida (enfermagem).

Douglas Magalhães : Integrante do CBPMESP 10 anos
Socorrista do SAMU;
Instrutor de supervisores de espaços confinados;
Instrutor de trabalho em altura;
Instrutor de salvamento em trabalhos em altura;
N1 sist College;
Resgate técnico vertical avançado;
Técnico em segurança do trabalho;
Auditor de resgate em espaços confinados;
Socorrista da cruz vermelha brasileira;
Sobrevivência na selva grupo bare.
Suporte avançado de vida 1 e 2
Primeiros socorros traumatologia da USP
Palestrante em diversas empresas e faculdades
Salvamento em locais de difícil acesso – GRAU – SP.

Marcelo Gomes de Carvalho
Titulação: Mestre.

Experiência: Graduação: Bacharel em Enfermagem. 1990. Universidade Gama Filho.
Licenciatura plena e Habilitação em Enfermagem Médico-Cirúrgica: 1990.Universidade Gama Filho.
Mestrado em Cardiologia: Universidade de Guarulhos – UnG: 2008.

Instrutor do Curso TLSN – Trauma Life Support for Nurses do Hospital das Clínicas. 2000.
Curso de Instrutor do ACLS – Advanced Cardiac Life Support. InCor.2007.
Curso de Instrutor SBV – Suporte Básico de Vida – SOCESP – Sociedade de Cardiologia de São Paulo.2010.

Atuou como Enfermeiro da Santa Casa de São Paulo – PSCT, Hospital Israelita Albert Einstein – PA, Amil Resgate Saúde, Hospital Sírio Libanês – UCC, Autoban e Resgate do Rodoanel.

Foi professor no Curso de Urgência e Emergência da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, como Professor convidado na pós-graduação da Universidade Literatus (Manaus), IEFAP (Pará), Uninove – Urgência e Emergência e Cardiologia, UniAnhanguera – Urgência e Emergência e UTI, e na Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Paulo (Coordenador da Especialização Técnica em Urgência e Emergência da FUNDAP ). Também coordeno a Pós-graduação em Cardiologia a Santa Casa de São Paulo e Resgate Aeromédico da UniAraras.

João Godoi
Formação:
• Pós Graduação em Urgência e Emergência – Universidade Nove de Julho – UNINOVE 2008
• Ensino Superior, Graduação Bacharel em Enfermagem – Universidade Camilo Castelo Branco, 2007
• Curso Técnico em Segurança do Trabalho – Escola Técnica Estadual Martin Luther King 2002.
Experiência profissional e capacitações:
• Capacitação em suporte básico de vida para profissionais de saúde da American Heart Association (AHA) em 2016.
• Membro da comissão do CB-24 (Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndios)
• ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, na revisão e elaboração das seguintes normas:
NBR 14.276 Brigada de Emergência
NBR 14.608 Bombeiro Civil
NBR 15.219 Plano de Emergências
• Professor Convidado do COREN Educação (Conselho Regional de Enfermagem) como palestrante para Auxiliar, Técnicos e Enfermeiros.
• Membro convidado do Ministério da Saúde na revisão e elaboração dos protocolos básico e avançado de atendimento SAMU 192.
• Enfermeiro de Bordo em Transporte Aeromédico – Aeroporto de Congonhas.
• Enfermeiro da unidade de Suporte Avançado do Resgate Rodoviário Base Rodovia SP – 021 .
• Voluntário na ONG Força Tarefa Brasileira em diversas missões humanitárias, incluindo Resgate Aéreo em locais de difícil acesso.
• Instrutor em Transporte e Resgate Aeromédico – Santa Casa de São Paulo.
• Foi Enfermeiro da unidade de Suporte Avançado no Autódromo de Interlagos e instrutor convidado do GRPAe – Grupamento de Rádio Patrulhamento Aéreo (Águia) CTO em 2012.
• Professor convidado do curso de pós graduação Latu Sensu da UniAraras no cursos de Resgate e Transporte Aeromédico e Fisiologia de Voo, também ministra o curso de Transporte Aeromédico para pilotos de empresa de táxi-aéreo e profissionais da área da saúde.
• Docente na disciplina em Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde do Adulto, Urgência e Emergência, e Medicina e Enfermagem em Transporte Aeroespacial.
• Professor convidado da Universidade Estácio de Sá no curso de Pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho nas disciplinas Prevenção, Controle de Incêndios e explosão em Plantas de Alto Risco.
• Capacitação na Universidade do Texas – Texas A&M University System (Estados Unidos) em 2015 Resposta em Emergências com produtos perigosos inflamáveis, líquido e gás, fogo tridimensional 2D, e 3D.
Métodos de propagação do fogo (convecção, condução, irradiação e projeção), dinâmicas e definições sobre, BOILOVER, FLASHOVER, BACKDRAFT, BLEVE; sistemas fixos e portáteis de prevenção e combate a incêndio e métodos de utilização; técnicas e táticas de combate a incêndio Estrutural (Ataque direto, indireto e combinado – Técnica 3DWF – Tree Dimensional Water Fog e Rapid Fire Progress); Técnicas de ventilação natural e forçada nas operações de combate a incêndio Estrutural; Técnicas de combate em Plantas Petroquímicas e de Gás (esferas de GLP) e tanques, Utilização e formas de atuação do LGE Proteínico, Fluorproteínico, AFFF e Formador de Filme Aquoso Resistente a Álcool, taxas de expansão e dosagens utilizadas para Álcool e Hidrocarbonetos (Sintex AFFF), Sistema fixo de espuma (tanque de LGE, proporcionador e solução), principais técnicas de combate (Attack Deflection, Rolling the Foam, Blanket Of Foam e Flood attack).

• Coordenador do grupo voluntário GUARDIÕES FLORESTAL atuando do controle de incêndio em vegetação área de proteção ambiental (APA) inserida na Zona Leste de São Paulo.
• Atuação como voluntario no maior incêndio da história do Chile (fevereiro de 2017).

ENB – Escola Nacional de Bombeiros de Portugal,

Capacitação no primeiro treinamento internacional de alta performance em resposta a emergências na Europa em Busca e Salvamento – Nível Avançado.
Utilização de proteção respiratório e equipamentos auxiliares;
Procedimentos de segurança relacionados com equipamentos respiratórios;
Efeitos no corpo humano relacionados com a utilização e equipamentos de proteção respiratória;
Procedimentos de Segurança – RIT (Radid Intervention Team);
Procedimentos de Busca e Salvamento – RIT (Radid Intervention Team);
Remoção de Vítimas – RIT (Radid Intervention Team):
Atividades Práticas em Simuladores.

Flashover – Nível Avançado
Comportamento dos incêndios em ambientes urbanos / estruturais;
Controle dos fenômenos de progressão rápida dos incêndios;
Procedimentos de acesso e progressão;
Atividades práticas em simuladores.

Gestão de Operações de Emergência
Sistemas de gestão de operações de emergências;
Exercícios de gestão de operações utilizando realidade virtual;
Atividades práticas no Centro de Treinamento em Realidade Virtual.

Hazmat medical Capacitação pela Universidade do Texas – Texas A&M University System (Estados Unidos) em 2017

Medical Services Personnel Who Respond to Incidents with Hazardous Materials
• Response Proteção Pessoal
• Cuidados RAPID
• Equipamento de Proteção Individual
• redução de contaminantes em pessoal de resposta
• Reabilitação remoção PPE
• Avaliação
• Produtos químicos
• Agentes radiológicos
• Agentes biológicos
• Pacientes pediátricos
• Explosivos
• ICS e Preparação de hospital
• Fontes de informação
• ERG, NIOSH, CAMEO / ALOHA
• Triagem
• Preparação de hospital
• Gestão de cadáveres
• Ambulatório de descontaminação e não-ambulatorial

Comentários

Comentários