HAZMAT MÉDICO

CONFIRA O PERFIL DOS INSTRUTORES

GESTÃO DE SISTEMAS DE SAÚDE EM EMERGÊNCIAS PARA MATERIAIS PERIGOSOS E CONTAMINANTES DE ALTO CONTAGIO, TRATAMENTO E TRANSPORTE

OBJETIVOS:
Estabelecer os métodos de ação em caso de emergência com materiais perigosos (HAZMAT), em que existem sobreviventes e necessitam ser transferidos para os Centros de Saúde, onde receberão tratamento definitivo.
Determinar como variáveis ​​influenciam o conceito de SAÚDE, todos os participantes em uma Emergência para Materiais Perigosos (HAZMAT), afetados e que respondem, conseguindo aumentar os níveis de segurança em toda a cadeia de serviços.
Conseguir a criação de equipamentos médicos abrangentes, especializados em materiais perigosos (HAZMAT), que permitem uma operação adequada de busca e salvamento (SAR), na área de emergência, uma transferência segura de (s) vítima (s) e uma recepção e tratamento ideais dos mesmos, nos centros de saúde, em coordenação com os comandos de incidentes em cena.
No final do treinamento, os estagiários têm capacidade suficiente para gerenciar, de maneira abrangente, de maneira eficiente e eficaz, os médicos em um incidente ou emergência com Materiais Perigosos, de origem Química, BIOLÓGICA ( transporte de vítimas biocontaminadas por: Antrax; Clostridium Botulinum; Influenza; Ebola; Corona Vírus; Tularemia; etc). Preparação de veículos para transporte dos pacientes com alto risco de contágio. Equipamentos de proteção individual (EPI).
Emergências Radiológica, Nuclear ou Explosiva (CBRNE), usando procedimentos que aplicam ás vítimas diretamente afetadas pelo produto químico e controle do estado de saúde do Pessoal de Resposta.
Conceitos de SEGURANÇA e SAÚDE, um tipo de operação como maneira de alcançar a sobrevivência de vítimas / pacientes e a manutenção da Equipe de Resposta em condições ideais.

PARA QUEM É DIRECIONADO OU CURSO:
O curso visa instruir e treinar, principalmente, o seguinte pessoal:

a) Médicos
b) Equipe de enfermagem
c) Fornecedores do Sistema Médico de Emergência nos níveis Pré-Hospitalar e Hospitalar.
d) Pessoal dos Centros de Saúde: Públicos e Privados
e) saúde pública
f) Organismos de apoio e salvamento
g) Instituições de segurança pública
h) Pessoal de busca e salvamento (SAR)
i) Avaliadores de risco
j) Pessoal de risco e segurança ocupacional
k) Brigadas Industriais
l) Pessoal de Medicina do Trabalho
m) Pessoal que, devido ao seu trabalho, pode estar envolvido em uma perda devido a Materiais Perigosos (HAZMAT).
n) Bombeiros Civis, Militares, Voluntários.

CONTEÚDO CURSO MÉDICO DE HAZMAT
1.- Gerenciamento de sistemas de saúde em emergências devido a materiais perigosos (HAZMAT) / Manuseio de feridos HAZMAT. Leis e normas.
2.- Diferenças entre um acidente com materiais perigosos (HAZMAT) e outros acidentes.
3.- Cuidados experimentais dos feridos com materiais perigosos (HAZMAT)
4.- Processo de 8 (oito) etapas.
5. Sequência lógica para responder a emergências com materiais perigosos (HAZMAT)
6.- Gerenciamento de balanço de massa de pacientes / pacientes, em emergências com materiais perigosos (HAZMAT)
7.- Hospitais e eventos com materiais perigosos (HAZMAT)
8.- Sistema de Comando de Incidentes (ICS)
9.- Proteção do entrevistado. CUIDADOS RÁPIDOS.
10.- Dinâmica tóxica e cinética tóxica
11.- Antídotos
12.- Terrorismo. Agentes químicos, biológicos, radiológicos, nucleares e explosivos (QBRN)
13.- Processos de descontaminação, durante uma emergência com materiais perigosos (HAZMAT)
14.- Emergências por agentes biológicos
15.- Técnicas de descontaminação
16.- Gerenciamento e descontaminação de cadáveres, em eventos com materiais perigosos (HAZMAT)
17.- Fluxograma de assistência médica pré-hospitalar para lesões de incidentes perigosos (HAZMAT)
18.- Base teórica de risco
Ações para o planejamento e execução de medidas de prevenção e resposta a acidentes
Produtos químicos, relacionados ao setor da saúde. RSI: Regulamento Sanitário Internacional.
19.- Gerenciamento pré-hospitalar de pacientes / pacientes, eventos com materiais perigosos.
O FUTURO. HAZMAT
20.- Funções da equipe médica, em emergências com materiais perigosos (HAZMAT).
Respondentes, respondendo a respondedores. TABELAS DE CONTROLE
21.- Controle de saúde da equipe responsável por responder na emergência com materiais
Perigoso (HAZMAT). Avaliação Pré e Pós Inscrição.
QUEM CERTIFICA O CURSO

O curso será ministrado pelo Centro de Treinamento em Emergências CFAB.

Instrução e coordenação:

Dr. JOSE EDUARDO DE LA TRINIDAD GARCIA VELASCO, endossado pela Universidade de Oriente. Instituição do Estado Venezuelano, onde o professor é professor de pós-graduação, na Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde. Também pela Academia YUWAPOKTESEN, instituição privada, especialista em processos de ensino e aprendizagem, para atendimento a emergências e desastres.

Entre os elementos relevantes do currículo do instrutor, temos.

1– Médico (1981) Especialista em Cirurgia Geral e Atendimento ao Trauma (1987). Professor de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de Oriente (1988). VENEZUELA
2- Especialista e Instrutor de Suporte Avançado de Vida ao Traumatizado (ATLS) e Suporte de Vida Pré-Traumático (PHTLS). Suporte de vida em trauma no nível pré-hospitalar (2001). Colégio Americano de Cirurgiões: Colégio Americano de Cirurgia (ACS) e Associação Nacional de Técnicos de Emergência Médica. Associação Nacional de Técnicos de Emergência Médica (NAEMT) EUA.
3- Supervisor dos Cursos de Emergência com Materiais Perigosos (HAZMAT) Universidade do Texas A&M. College Station Texas EUA (1995).

1- Especialista em operações de busca e resgate, Search and Rescue( SAR) e evacuações aeromédicas na floresta amazônica. (1974). Graduado em Técnico Superior em Aeronáutica Civil, pelo Instituto Universitário de Aviação Civil Menção: Pesquisa e resgate, ano de 2014. Título concedido por Homologação e Reconhecimento de Experiência.
2 – Diretor Fundador de Defesa Civil e Proteção Civil do Estado Bolívar. Venezuela (1996)
3- Diretor de Saúde do Estado Bolívar. Venezuela (2013 – 2016).
4- Membro Titular da Sociedade Venezuelana de Cirurgia (1989).
5- Membro Honorário da Associação Colombiana de Trauma (2004)
6- Presidente da SOCIEDAD PANAMERICANA de TRAUMA (2008-2009)
7- Parceiro Honorário da Sociedade Paraguaia de Trauma (2011).
MISSÕES MAIORES
a) Terremoto na Cidade do México. 1985. Voluntário
b) Erupção e deslizamento de terra do vulcão Nevado del Ruiz. 1985. Colombia. Voluntário
c) Terremoto na Armênia. País árabe. 1985. Voluntário
d) terremoto de Cariaco. Venezuela 1997. Chefe de Logística.
e) Incêndio florestal. Cordilheira Pakarayma Selva amazônica. Estado de Roraima. Brasil 1998. Chefe de Operações com Helicópteros.
f) Operação Resgate Vargas. Deslizamento. 1999-2000. Chefe de Operações com Helicópteros.
g) Epidemia de febre amarela. Paraguai 2007. Chefe de Missão.
Experiência em Medicina 39 anos
Experiência em SAR 46 anos
Experiência em materiais perigosos HAZMAT 35 anos

Instrutor: João Godoi

Diretor e instrutor no CFAB Centro de Treinamento em Emergências
Especialista em Emergências da Universidade do Texas, João Godoi é Bombeiro Civil, Técnico em Segurança do Trabalho, Enfermeiro e Pós-Graduado em Urgência e Emergência pela Universidade Nove de Julho.
Possui capacitação em Suporte Básico e Avançado de Vida para Profissionais de Saúde da American Heart Association (AHA) em 2016; Enfermeiro de Bordo em Transporte Aeromédico – coordenador da equipe de aeromédica base São Paulo, da Brasil Vida, a maior empresa aeormedica do Brasil. Atuou como Enfermeiro da unidade de Suporte Avançado do Resgate Rodoviário, Base 68 Rodovia SP – 021.
Voluntário na ONG Força Tarefa Brasileira em diversas missões humanitárias, incluindo o Resgate Aéreo em locais de difícil acesso. Instrutor de Transporte e Resgate Aeromédico – Santa Casa de São Paulo.
Membro voluntário ativo no programa FOGO ZERO pela Prefeitura de São Paulo.
Foi Enfermeiro da unidade de Suporte Avançado no Autódromo de Interlagos e Instrutor Convidado do GRPAe – Grupamento de Rádio Patrulhamento Aéreo (Águia) CTO em 2012.
Foi professor do SENAC no curso Técnico em Segurança do Trabalho nas Matérias de Prevenção e Controle de Sinistro Gestão e Emergência, planejamento e resposta em Planos de Emergência e Eventos com alto potencial de danos.
Professor convidado no COREN Educação SP no tema Segurança no APH, Atendimento a Múltiplas Vítimas em Emergências envolvendo Produtos Perigosos e Transporte Aeromédico.
Professor convidado do curso de pós-graduação Latu Sensu da UniAraras nos cursos de Resgate e Transporte Aeromédico e Fisiologia de Voo, também ministra ou curso de Transporte Aeromédico para pilotos de empresas de táxi aéreo e profissionais da área da saúde.
Professor convidado da Universidade Estácio de Sá no curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho nas Disciplinas Explosão e Prevenção e Controle de Incêndios em Plantas de Alto Risco.
Tem experiência na área de docência de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde do Adulto, Urgência e Emergência; Medicina e Enfermagem em Transporte Aeroespacial.
Membro voluntário da ABNT / CB-024 – Comitê Brasileiro de Segurança Contra Comissão de Normas NBR 14.276 (Brigada de Incêndio), NBR 14.608 (Bombeiro Civil) e NBR 15.219 (Planos e Equipamentos de Emergência).
Membro voluntário na criação do Protocolo SAMU 192 para suspeita de envolvimento de produtos perigosos, Departamento de Atenção Hospitalar de Urgências do Ministério da Saúde.
Capacitação pela Universidade do Texas – Sistema Universitário A&M do Texas Estados Unidos em 2015. Resposta em Emergências com produtos perigosos inflamáveis, líquidos e gás, fogo tridimensional 2D e 3D.
Métodos de propagação do fogo (convecção, condução, irradiação e projeção), dinâmicas e definições sobre, Boilover, Flashover, Backdraft, BLEVE; sistemas fixos e portáteis de prevenção e combate a incêndio e métodos de utilização; técnicas e táticas de combate a incêndio estrutural (Ataque direto, indireto e combinado – Técnica 3DWF – Névoa de água dimensional da árvore e progresso rápido do fogo); Técnicas de ventilação natural e forçada nas operações de combate a incêndio Estrutural; Técnicas de combate em plantas petroquímicas e gás (esferas de GLP) e tanques.
Utilização e forma de atuação do LGE Protein, Fluorproteínico, AFFF e Formador de Filme Aquoso Resistente a Álcool, Taxas de Expansão e Dosagens Utilizadas para Álcool e Hidrocarbonetos (Sintex AFFF), Sistema Fechado de Espuma (Tanque de LGE, Indicador e Solução), Principais técnicas de combate (Deflexão de Ataque, Rolando a Espuma, Manta de Espuma e Ataque de Inundação).
Coordenador do grupo voluntário GUARDIÕES FLORESTAL atuando no controle de incêndio em vegetação e proteção ambiental inserida na Zona Leste de São Paulo.
Atuação nas operações de combate a incêndios pela Quinta Companhia de Bombeiros de Concepcion, sem maior incêndio da história do Chile (fevereiro de 2017).
ENB – Escola Nacional de Bombeiros de Portugal,
Capacitação no primeiro treinamento internacional de alta performance em resposta a emergências na Europa.
Conteúdo:
Busca e Salvamento – Nível Avançado.
Utilização de proteção respiratória e equipamentos auxiliares;
Procedimentos de segurança relacionados com equipamentos respiratórios;
Efeitos no corpo humano relacionado com o uso e equipamentos de proteção respiratória;
Procedimentos de Segurança – RIT (Radid Intervention Team);
Procedimentos de Busca e Salvamento – RIT (Radid Intervention Team);
Remoção de Vítimas – RIT (Radid Intervention Team):
Atividades Práticas em Simuladores.
Flashover – Nível Avançado
Comportamento dos incêndios em ambientes urbanos / Previsão;
Controle dos fenômenos de progressão rápida dos incêndios;
Procedimentos de acesso e progresso;
Atividades práticas em simuladores.
Gestão de Operações de Emergência
Sistemas de gestão de operações de emergência;
Exercícios de gestão de operações utilizando realidade virtual;
Atividades práticas no Centro de Treinamento em Realidade Virtual.
Hazmat Medical: capacitação pela Universidade do Texas – Sistema Universidade A&M do Texas Estados Unidos em 2017
Pessoal de serviços médicos que responde a incidentes com
resposta a materiais perigosos Proteção Pessoal;
Cuidados RAPID;
Equipamento de Proteção Individual;
Descontaminação de pessoal de resposta;
Reabilitação remover EPI;
Avaliação;
Produtos químicos;
Agentes radiológicos;
Agentes biológicos;
Pacientes pediátricos;
Explosivos;
ICS e Preparação de hospital;
Fontes de informação;
ERG, NIOSH, CAMEO / ALOHA;
Triagem;
Preparação de hospital;
Gestão de Cadáveres;
Ambulatório de descontaminação e não ambulatorial.

Informações: cfab@cfab.com.br
Fone: 11 2072-9968
Whatsapp: 11 979598390

Data prevista: Abril

Comentários

Comentários