Válvula de Governo e Alarme

Função Básica da Válvula de Governo
A válvula de governo são válvulas especiais, que tem como função básica dividir uma rede de chuveiros automáticos em diferentes zonas de proteção. A válvula de governo deve ser instalada em um local de fácil acesso.

A válvula de governo é integrada ao sistema de Sprinkles, esse sistema é formado por tubulações fixas que deverá ser convenientemente fixada com suportes em quantidades suficientes para uma perfeita estabilidade ao sistema e atendimento aos parâmetros das Normas pertinentes, ligadas a um abastecimento de água, onde os sprinkles são dispostos regularmente sobre as áreas a serem protegidas. Eles possuem um elemento termossensível, que é a ampola de vidro transparente, caracterizada pela sua resistência e rigidez. Esta ampola e seu conteúdo são de natureza permanente e invariável, e não sofrem alteração com a passagem do tempo ou condições atmosféricas. que possibilitam a passagem da água quando a temperatura alcança o valor determinado para o funcionamento.

Ação da Válvula na Rede de Sprinkler
A válvula de governo age diretamente na rede de sprinkler, da seguinte forma: quando a rede está instalada e pressurizada, a pressão após a válvula de governo é maior ou igual a que está antes da válvula de governo, que por ser de retenção, só permite o fluxo na direção dos sprinkler. Em caso de aumento de temperatura quando os bicos dos sprinkler se abrem , a pressão após a válvula de governo cai, e a pressão antes da válvula de governo fica superior fazendo com que a sede da válvula se abra, permitindo assim que o fluxo de água seja liberado. Quando a água passa pela válvula aciona também o gongo de alarme soando um sinal sonoro.Para a segurança do sistema todo é fundamental que se faça uma revisão e testes regularmente, deve ser levado em consideração a agressividade do meio ambiente, o abastecimento de água, e atividade desenvolvida no local, pois qualquer manutenção que desative qualquer um dos componentes do sistema, pode eliminar a capacidade de proteção contra incêndio.

A válvula de juntamente com o sistema de sprinkler, é indispensável no combate a incêndios, evitando que as chamas se espalhem antes da chegada dos bombeiros, embora não haja obrigatoriedade, a válvula de governo é muito eficiente , sendo a alternativa mais segura no combate a incêndios.

Fonte: ISOVAL

 

Comentários

Comentários