O Plano de Emergência tem como objetivo organizar e intensificar as medidas de prevenção e uma rápida resposta em caso de emergência e é uma exigência legal conforme Decreto Estadual nº 56.819/2001 em São Paulo para edificações e Áreas de Risco.
Entre as fases de elaboração de um Plano estão as identificações dos perigos e dos riscos, para o levantamento das hipóteses acidentais através das analises preliminar de perigo e risco (APP e APR).

A capacitação de profissionais em diversos seguimentos de prevenção e resposta a emergência, abandono seguro e eficaz do publico fixo e flutuante da edificação, realização de simulados de emergência e abandono da edificação ou área de risco contemplando o apoio de recurso externo e o mapeamento de toda a operação (tempo, recursos de retaguarda, veículos de emergência, ambulâncias, hospitais), reunião imediata pós simulado e ata dos pontos discutidos (melhoria e pontos positivos), relatório de desempenho.

REFERÊNCIAS NORMATIVAS E BIBLIOGRÁFICAS
NBR 15219 – Plano de emergência contra incêndio – Requisitos.
Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas
Técnicas.
FUNDACENTRO, “Introdução à Engenharia de Segurança
de Sistemas”, 4 ed.. São Paulo: Fundação, 1994.
FireEx Internacional de Proteção Industrial Ltda, “Introdução
à Análise de Risco – sistemática e métodos”, 1ª edição, 1997.
IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, “Manual
de Regulamentação de Segurança contra Incêndios”,
1992.
NFPA 1620. “Recommended Practice for Pre-incident
Planning”. Quincy: National Fire Protection Association, 1998.
NFPA. “Handbook of Fire Protection”. 18 ed. Quincy: National
Fire Protection Association, 1998.
SELLIE, Gerald. “Seminário sobre a Intervenção dos Bombeiros
no Meio Industrial”. São Paulo: Fire-Ex Internacional de
Proteção Industrial Ltda., 1997.
SEITO, Alexandre Itiu et al, “A Segurança Contra Incêndio no
Brasil”. São Paulo: Projeto Editora, 2008.
SFPE, “The SFPE Handbook of Fire Protection Engineering”,
2 ed. Quincy: National Fire Protection Association.

Texto: João Godoi.

Consultor em Gerenciamento de Riscos e Planos de Emergência.

Formação:
Pós Graduação em Urgência e Emergência – Universidade Nove de Julho – UNINOVE 2008
Ensino Superior, Graduação Bacharel em Enfermagem – Universidade Camilo Castelo Branco, 2007
Curso Técnico em Segurança do Trabalho – Escola Técnica Estadual Martin Luther King 2002
Enfermeiro, Capacitação em suporte básico de vida para profissionais de saúde da American Heart Association (AHA) em 2016.
Pós Graduado em Urgência e Emergência pela Universidade Nove de Julho.
Membro da comissão do CB-24 (Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndios) ABNT – Associação Brasileira de Normas Tecnicas, participo da revisão e elaboração das seguintes normas:
NBR 14.276 Brigada de Emergência
NBR 14.608 Bombeiro Civil
NBR 15.219 Plano de Emergências
Professor Convidado do Coren (Conselho Regional de Enfermagem) como palestrante para Auxiliar, Técnicos e Enfermeiros.
Membro convidado do Ministério da Saúde na revisão e elaboração dos protocolos básico e avançado de atendimento SAMU 192
Enfermeiro de Bordo em Transporte Aeromédico – Aeroporto de Congonhas.
Enfermeiro da unidade de Suporte Avançado do Resgate Rodoviário Base Rodovia SP – 021 .
Voluntário na ONG Força Tarefa Brasileira em diversas missões humanitárias, incluindo Resgate Aéreo em locais de difícil acesso. Instrutor em Transporte e Resgate Aeromédico – Santa Casa de São Paulo.
Foi Enfermeiro da unidade de Suporte Avançado no Autódromo de Interlagos e instrutor convidado do GRPAe – Grupamento de Rádio Patrulhamento Aéreo (Águia) CTO em 2012.
Professor convidado do curso de pós graduação Latu Sensu da UniAraras no cursos de Resgate e Transporte Aeromédico e Fisiologia de Voo, também ministra o curso de Transporte Aeromédico para pilotos de empresa de táxi-aéreo e profissionais da área da saúde.
Tem experiência na área docência de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde do Adulto, Urgência e Emergência, e Medicina e Enfermagem em Transporte Aeroespacial.
Professor convidado da Universidade Estácio de Sá no curso de Pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho nas disciplinas Explosão e Prevenção e Controle de Incêndios em Plantas de Alto Risco.
Capacitação na Universidade do Texas – Texas A&M University System Estados Unidos em 2015 em Resposta em Emergências com produtos perigosos inflamáveis, liquido e gás, fogo tridimensional 2D, e 3D.
Métodos de propagação do fogo (convecção, condução, irradiação e projeção), dinâmicas e definições sobre, BOILOVER, FLASHOVER, BACKDRAFT, BLEVE; sistemas fixos e portáteis de prevenção e combate a incêndio e métodos de utilização; técnicas e táticas de combate a incêndio Estrutural (Ataque direto, indireto e combinado – Técnica 3DWF – Tree Dimensional Water Fog e Rapid Fire Progress); Técnicas de ventilação natural e forçada nas operações de combate a incêndio Estrutural; Técnicas de combate em Plantas Petroquímicas e de Gás (esferas de GLP) e tanques.
Utilização e forma de atuação do LGE Proteínico, Fluorproteínico, AFFF e Formador de Filme Aquoso Resistente a Álcool, taxas de expansão e dosagens utilizadas para Álcool e Hidrocarbonetos (Sintex AFFF), Sistema fixo de espuma (tanque de LGE, proporcionador e solução), principais técnicas de combate (Attack Deflection, Rolling the Foam, Blanket Of Foam e Flood attack).

Contato: 11.9.8409-2030

Comentários

Comentários